A Geriatria é a especialidade médica voltada à promoção do envelhecimento saudável, funcionalidade e qualidade de vida da pessoa idosa. Atua desde a prevenção, controle e tratamento de doenças, à reabilitação funcional e cuidados paliativos.

O que é a geriatria?
O que você precisa saber
Se você quer ter um médico que te acompanhe durante o envelhecimento, que te avalie de uma forma global e que possa ser a sua referência de saúde, você deve procurar um Geriatra.
Geriatra é o médico que se especializou no cuidado da saúde de pessoas idosas. Na Geriatria o entendimento de saúde se dá muito além da presença de doenças. A saúde é entendida como a capacidade de gerir a própria vida, independente das doenças existentes.
Diante dessa percepção de saúde, na consulta geriátrica, é feita a Avaliação Geriátrica Ampla, entrevista na qual se avaliam diversos pilares relacionados à saúde do idoso – cognição, humor, mobilidade, comunicação, nutrição e sono. Também é feita a avaliação pormenorizada dos problemas de saúde existentes no momento, assim como de medicações em uso. Avalia-se também medidas de prevenção de doenças, como vacinação e exames de rastreamento de cânceres.
Toda a avaliação Geriátrica é feita com o intuito de atuar em medidas de prevenção de doenças, tratamento de condições de saúde e oferecer orientações, tendo como intuito preservar por mais tempo possível a independência e a autonomia dos pacientes, para que estes vivam, portanto, com mais qualidade de vida.
Não existe uma regra de qual é a idade ideal para se procurar um Geriatra.
Se você se preocupa em ter um envelhecimento saudável, tudo bem consultar um geriatra aos 40 ou 50 anos, mas levando em conta a idade em que uma pessoa é considerada idosa no Brasil, o ideal é que seja a partir dos 60 anos de idade.
Uso de múltiplas medicações contínuas:
Mais de 1/3 dos adultos com mais de 62 anos fazem uso de pelo menos 5 medicações. A nossa preocupação é a de que quanto mais medicações se toma, maior o risco de desenvolvimento de efeitos colaterais, principalmente naqueles idosos mais frágeis. O geriatra, médico habituado a tratar de pessoas com várias condições de saúde, pode revisar essas medicações e determinar quais são aquelas estritamente necessárias para o seu caso;
Queixas relacionadas à memória:
É muito comum a ocorrência de queixas relacionadas a esquecimentos no dia-a-dia. Será que se trata do início de um quadro demencial? Será que se trata de uma condição reversível ou não? Será que o humor pode estar afetando a memória? Na consulta com o Geriatra essa queixa é bastante explorada;
Perda de mobilidade:
Se você não estiver sentindo tanta estabilidade para caminhar como anteriormente, é bom que o Geriatra avalie o seu equilíbrio e marcha para compreender as possíveis causas para o quadro e tratamento. Sabemos que quedas podem trazer sérias complicações aos pacientes idosos, cabendo também orientações para a prevenção de quedas;
Presença de múltiplas doenças:
Pacientes idosos frequentemente carregam uma carga de doenças crônicas que se desenvolvem ao longo dos anos. O Geriatra não substitui a avaliação de colegas especialistas, mas consegue gerir o cuidado, evitando que o paciente se sinta visto apenas por partes.
Conheça minhas áreas de atuação
Todos os cuidados que sua família precisa!